A cirurgia nas pálpebras é utilizada para melhorar a aparência dos olhos removendo-se o excesso de pele e gordura das pálpebras. Este procedimento pode fazer com que olhos cansados pareçam mais jovens, mas não corrige o escuro nem as rugas ao redor dos olhos. Pode ser realizada sozinha ou em associação com outros procedimentos como riditoplastia ou elevação do supercílio para a obtenção do resultado desejado.
Bons candidatos para blefaroplastia são indivíduos de ambos os sexos que apresentem olhos cansados pela idade ou hereditariedade e que apresentem bom estado físico e emocional.
É um procedimento que pode ser realizado com anestesia geral ou apenas com anestesia local e sedação leve. Rotineiramente é feito de caráter ambulatorial.
As incisões são feitas no sulco das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores, portanto as cicatrizes são praticamente imperceptíveis. Se só será removido gordura nas pálpebras inferiores, a incisão pode ser feita apenas pela conjuntiva, não deixando nenhuma cicatriz externa.
O pós operatório é normalmente tranquilo e indolor, devendo ser realizadas compressas frias nos olhos regularmente. A utilização de óculos escuros também diminuirá o incômodo causado pela luz, podendo inclusive ser necessário o uso de colírios e pomadas oftálmicas para alívio de sintomas. O uso de lentes de contato deve ser evitado por 10 dias.
O resultado final pode demorar até 3 meses devido ao edema e cicatrização, mas seus olhos tornarão sua face menos cansada e mais viva por vários anos.