São crescimentos benignos (não malignos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores de verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga varia conforme o local em que o problema aparece. As verrugas são usualmente cor da pele e ásperas ao toque, mas podem também ser escuras, planas e macias.
São vários os tipos de verrugas:
Como é a transmissão?
Diretamente de pessoa para pessoa, mas pode haver também transmissão indireta. A partir do contágio até o desenvolvimento da verruga, quando ela pode ser observada a olho nu, decorrem alguns meses. As verrugas genitais são mais contagiosas do que os outros tipos e gerelmente se disseminam através do contato sexual. Existem pessoas mais propensas do que outras a contrair verrugas, sobretudo se a pele for sujeita a traumas recorrentes, como roer unhas e ferimentos em cutículas.
Tratamento
Nas crianças em geral desaparecem espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Nos adultos, não somem tão facilmente. Como existe relação entre verrugas genitais e câncer, os adultos precisam submeter-se a tratamentos rigorosos.
Para curá-las podem ser usadas loções tópicas à base de ácidos, além de aplicações de lasers, crioterapia (congelamento, feito em consultório), eletrocirurgia (queima com bisturi elétrico), injeções de substâncias, entre outras medicações disponíveis.