A tendência para desenvolver celulite ou gordura localizada é geralmente hereditária e pode não melhorar com perda de peso e exercícios.
Para essas situações desenvolveu-se a terapia subdérmica, ou endermologia, que consiste de massagem terapêutica não-invasiva realizada por profissionais especializados. Estimula a drenagem linfática, melhorando o tônus do tecido celular subcutâneo, reduzindo assim, as medidas do abdome, culotes, coxas e pernas, levando a uma melhora do contorno corporal.
O terapeuta realiza manobras com aplicador manual por todo corpo, em séries de movimentos de rolamento e sucção simultâneos.
Estes movimentos melhoram a circulação sanguínea e linfática, resultando em diminuição da quantidade de líquidos corporal. Deste modo, obtém-se a redução do aspecto da celulite e diminuição das medidas corporais.
Cada paciente apresenta uma resposta ao tratamento, mas os resultados são melhores quando associado o tratamento a uma dieta saudável, grande ingestão de água e exercícios regulares. Pode ser feita de uma a duas vezes por semana e tem duração média de 40 minutos .