A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico utilizado para a retirada de acúmulos localizados de gordura em determinadas áreas do corpo. A lipoaspiração melhora sensivelmente o contorno corporal, mas não representa uma alternativa para emagrecimento.
Bons candidatos para lipoaspiração são aqueles indivíduos de ambos os sexos que apresentam acúmulos localizados de gordura que não melhoram com dieta e exercícios, que não estejam com grande excesso de peso e que tenham pele firme e elástica, com pouca flacidez.
Pode ser realizada utilizando-se anestesia geral ou mesmo bloqueio raquimedular dependendo do volume e das áreas a serem aspiradas. Em algumas situações que envolvem retirada de pequenas áreas, a anestesia local com ou sem sedação também pode ser utilizada. Também dependendo da quantidade de volume retirado, o paciente pode ter alta no mesmo dia.
A recuperação é relativamente mais rápida e tranqüila do que os outros procedimentos cirúrgicos de maneira geral, porém e um pouco mais dolorida nos dois primeiros dias de pós-operatório. Existe um edema grande nas duas primeiras semanas após a cirurgia que vai diminuindo com o tempo e com as drenagens linfáticas, que geralmente se inicia-se algum dias após a cirurgia. Recomendamos de 10 a 15 sessões com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana. Os resultados serão notados logo após a cirurgia, mas o resultado definitivo acontecerá após alguns meses. Alguns pequenos retoques podem ser eventualmente necessários após a completa cicatrização.
É um procedimento freqüentemente associado a outras cirurgias e vale ainda a pena ressaltar que o Conselho Federal de Medicina estabeleceu recentemente limites de volume a serem aspirados com o intuito de proporcionar total segurança ao procedimento.