O que é dermatite seborréica?
Dermatite seborréica é uma desordem cutânea comum que pode ser facilmente tratada. Esta condição é uma erupção vermelha, descamosa e pruriginosa, mais comumente vista no couro cabeludo, ao redor do nariz, pálpebras, sobrancelhas, pele ao redor das orelhas e no meio do tórax. Outras áreas tais como, umbigo, glúteos e pele ao redor da região axilar, mamas e dobras podem ser também envolvidas.
Caspa e dermatite seborréia são a mesma coisa?
A caspa aparece como descamação no couro sem vermelhidão. Seborréia é a oleosidade excessiva da pele especialmente no couro cabeludo e face, sem vermelhidão e ou descamação. Pacientes com seborréia podem desenvolver posteriormente dermatite seborréica. A dermatite seborréica apresenta descamação e vermelhidão.
Quem adquire dermatite seborréica?
Esta condição é mais comum em três grupos etários: infância, quando é chamado crosta láctea, na meia idade e no idoso. A crosta láctea normalmente clareia sem nenhum tratamento quando a criança está entre 8 e 12 meses. Essa dermatite seborréica pode se desenvolver apenas na área das fraldas e ser confundido com outras formas de eritemas das fraldas. Quando a dermatite seborréica desenvolve em outras idades, pode ir e vir. A dermatite seborréica pode ser sazonalmente agravada particularmente por climas do Norte. É comum em pessoas com pele e cabelos oleosos e pode ser visto associado com acne e psoríase.
Essa condição está associada com outras doenças?
A dermatite seborréica pode estar associada com doenças do sistema nervoso, como a doença de Parkinson. Pacientes que se recuperam de condições de estresse cirúrgicos, assim como pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio podem desenvolver esse problema. Pessoas em hospitais ou home care e àquelas com desordem no sistema imune, parecem ser mais sensíveis a este problema dermatológico.
Quanto tempo esta doença dura?
A dermatite seborréica pode melhorar espontaneamente, mas com tratamento regulares a condição melhora rapidamente.
Ela pode ser prevenida ou curada?
Não há uma maneira de prevenir ou curar dermatite seborréica. Entretanto, pode ser controlada através de tratamento adequado.
Testes laboratoriais são úteis no diagnóstico da dermatite seborréica?
Para a maioria dos pacientes, não é necessário realizar exames de sangue, urina ou testes alérgicos. Em raros casos de dermatite seborréica crônica que não respondem ao tratamento, uma biópsia cutânea ou outro teste laboratorial pode ser feito para eliminar a possibilidade de outras doenças.
Como essa condição é tratada?
Xampus suaves podem ser úteis para crianças com crosta láctea, mas cremes de corticosteróides suaves, emulsões ou antifúngicos tópicos podem ser aplicados nas áreas afetadas da pele. Para os adultos, pode-se usar xampus com medicamentos ou com uma preparação de corticóides potentes. Xampus contendo alcatrão, piritionato de zinco, sulfeto de selênio, cetoconazol e ou ácido salicílico podem ser recomendados por um dermatologista. O uso excessivo de formulações fortes podem causar efeitos colaterais. Pacientes devem seguir rigorosamente as orientações do dermatologista.