1. O que é olho de peixe? É perigoso? Pode trazer seqüelas?
3. A partir de que idade deve-se iniciar o uso de cremes no rosto e no corpo? Eles são milagrosos?
4. O que dizer do poder rejuvenescedor dos ácido usados atualmente? Eles não são perigosos?
5. Em que circunstâncias a maquiagem prejudica a pele?
6. Que fatores desencadeiam o aparecimento de espinhas em pessoas adultas sem motivos aparentes?
7. Quais as causas dos pontos de cravos? Não existe um meio de acabar com eles?
10. Quais as seqüelas que uma cirurgia plástica pode deixar na pele?
11. O que é o herpes-zoster? Ele tem cura?
13. O que são verrugas? Por que elas aparecem? Elas são contagiosas?
15. É verdade que pulgas de cachorros na pegam em pele humana?
16. O que é sarna? Como se trata? É contagiosa?
17. Como aparecem os piolhos? Como devem ser tratados?
19. Como o Botox age nas rugas? Onde deve-ser aplicado?
20. Qual o número de sessões para uma depilação a laser?
21. Existe cura para as estrias?
22. O que causa a celulite (lipodistrofia ginóide)?
23. Quando estão indicados os preenchimentos? Quanto tempo dura?
24. O que é bioplastia? Quais são os seus riscos?
Cirurgia Plástica
3. Revistas para leigos e sites na internet especializados em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
5. Especialista em Medicina Estética
6. HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa)
1. O que é olho de peixe? É perigoso? Pode trazer seqüelas?
O olho de peixe é um tipo de verruga causada pelo vírus do papiloma humano HPV, que se instala no pé. Caracteriza-se por ter um formato achatado com um ou mais pontos negros centrais, devido à pressão contínua exercida pela sola do pé no chão, dando um aspecto semelhante a um olho. Trata-se de lesão dolorosa que pode prejudicar o andar, podendo desse modo acarretar até mesmo problemas de coluna. O tratamento consiste na sua destruição, que pode ser feita através da cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela criocirurgia ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores.
O encravamento da unha pode ser causado pelo uso de sapatos inadequados ou pelo corte errado das unhas. O tratamento nos casos mais leves pode ser feito com o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão e nos casos mais graves com cirurgias para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha na borda onde ela encrava. A unha encravada pode causar tanta dor, a ponto de o simples contato com o lençol, por exemplo, ser extremamente incomodo. É importante a correção dos fatores causais para evitar que o problema se repita.
3. A partir de que idade deve-se iniciar o uso de cremes no rosto e no corpo? Eles são milagrosos?
Vários fatores influenciam no envelhecimento cutâneo como o sol, cigarro, medicamentos alterações hormonais e predisposição individual. O sol é um dos principais vilões, que além de envelhecimento também pode acarretar no câncer de pele, portanto no geral, até os 25 anos o uso de hidratantes com filtro solar com indicação avaliada de acordo com o tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) é suficiente, mas caso a pessoa apresente manchas, olheiras ou marcas o uso de produtos específicos já pode ser iniciado. Na pele a partir dos 25 anos geralmente, o uso de cremes para prevenção e até tratamentos podem estar indicados, existindo um arsenal de produtos anti-sinais e procedimentos, que devem ser determinados pelo seu dermatologista. Não se deve esperar que os cremes façam milagres e a idade que importa é a idade que a pele aparenta.
4. O que dizer do poder rejuvenescedor dos ácido usados atualmente? Eles não são perigosos?
Produtos com ácido retinóico, adapaleno, ácido glicólico ou outros alfahidroxiácidos são utilizados para melhorar o aspecto da pele, elasticidade,clarear manchas e uniformizar a superfície. Os produtos com ácido retinóico apresentam melhores resultados, levando a uma renovação celular, produção de fibras colágenas e um resultado de rejuvenescimento global após um certo tempo de uso. Entretanto, existem algumas restrições quanto a sua utilização, que deve ser orientada por um dermatologista, já que trata-se de substância capaz de causar irritações e sensibilizações a luz solar.
5. Em que circunstâncias a maquiagem prejudica a pele?
A maquiagem é prejudicial quando usada por pessoas alérgicas a cosméticos, podendo causar reações de sensibilizações. Em pessoas com pele normal ou oleosa pode obstruir os poros e causar o aparecimento de cravos e espinhas. Sendo importante escolher a maquiagem de acordo com o seu tipo de pele e retirar antes de dormir.
6. Que fatores desencadeiam o aparecimento de espinhas em pessoas adultas sem motivos aparentes?
Múltiplos fatores podem influenciar no aparecimento da acne, como a oleosidade, obstrução folicular, bactérias e tendência familiar, sendo que no adulto é importante considerar as alterações hormonais, entre elas disfunções no ovário, glândulas supra-renais ou aumento da sensibilidade da pele aos hormônios masculinos.
7. Quais as causas dos pontos de cravos? Não existe um meio de acabar com eles?
A formação do comedão (cravo) é devido ao acúmulo da queratina (oriunda da camada mais superficial da pele), que obstrui os folículos pilosebáceos e fica retida, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Esse processo facilita a multiplicação de bactérias levando a inflamação típica da espinha.O tratamento consiste em aplicar produtos que atuam na desobstrução do folículo, como o uso de ácidos e através da extração por limpeza de pele.
8. É verdade que depois da primeira limpeza de pele é necessária fazê-la para o resto da vida? Em que idade deve-se iniciar a limpeza de pele com esteticistas e qual a freqüência mais apropriada para não acostumar ou danificar a pele?
A recomendação das esteticistas de que se deve fazer limpeza de pele mensalmente é errada. A limpeza de pele é necessária apenas quando existe uma quantidade importante de cravos e “cistos”. O fato de algumas pessoas fazerem-na com mais freqüência se justifica por terem mais tendência a esses elementos. Geralmente se inicia o procedimento após a puberdade e deverá ser repetido por profissional habilitado de acordo com a quantidade de cravos e “cistos” formados.
É importante que a limpeza de pele seja feita sempre mediante a uma orientação dermatológica.
9. A partir de que idade a pele começa a envelhecer? Até que ponto as cirurgias plásticas são válidas e em que idade se recomenda a primeira cirurgia?
O envelhecimento cutâneo depende dos caracteres genéticos e dos hábitos de cada pessoa. Em pessoas de hábitos normais, a pele tende a acentuar seu envelhecimento a partir dos 40 anos de idade, durante o climatério da mulher e a andropausa dos homens, devido às mudanças hormonais que ocorrem nessa fase da vida.
A redução do número de fibras elásticas e colágenas provoca a diminuição da elasticidade, tonicidade e brilho. Começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento da pele, como as rugas, manchas, flacidez e espessamento. Pessoas de pele clara que se submeteram a continua exposição solar, terão a pele envelhecida mais precocemente.
As correções cirúrgicas são válidas, dependendo do estado psíquico de cada um. Não há momento pré-determinado para sua indicação. Cirurgias de correção de orelhas em abano, são indicadas a partir dos 6 anos de idade, por exemplo.
10. Quais as seqüelas que uma cirurgia plástica pode deixar na pele?
Toda cirurgia deixa uma cicatriz, algumas em locais escondidos, outras em locais que normalmente são expostos. As cicatrizes variam de acordo com o local operado, a predisposição genética, os cuidados pós-operatórios e a técnica utilizada. Cirurgias de aumento, como a de inclusão de implantes mamários, por exemplo, podem ocasionar o aparecimento de estrias na pele de pessoas predispostas.
Orientais e negros possuem uma maior tendência a formação de quelóides (cicatrizes que ultrapassam as bordas da incisão) ou cicatrizes hipertróficas (alargadas ou elevadas, mas que não ultrapassam as bordas da incisão).
11. O que é o herpes-zoster? Ele tem cura?
O herpes-zoster, conhecido popularmente como cobreiro, é causado pelo mesmo vírus da varicela (catapora). Após a varicela, algumas pessoas não desenvolvem imunidade total ao vírus, que permanece latente em gânglios próximos à coluna vertebral. Quando encontra condições de se desenvolver, o vírus reativa-se e chega à pele através dos nervos correspondentes aos gânglios.
A localização do herpes-zoster acompanha um dos nervos do corpo, em faixas bem definidas, como por exemplo, a intercostal (o trajeto corresponde a uma faixa que pega metade do tronco), a do trigêmeo (couro cabeludo e face), a genito-crural (abrange a região genital), a lombo-abdominal (raiz da coxa) e também a região dos braços, sempre afetando uma dessas partes correspondente a inervação.
A doença normalmente evolui para a cura em um período que varia de 10 a 18 dias. Entretanto, é muito importante diagnosticar e tratar precocemente o herpes-zoster para evitar uma neurite pós-herpética, que se caracteriza por ser extremamente dolorosa, podendo persistir por vários meses. Portanto, a procura de um dermatologista nas fases iniciais do herpes-zoster é sempre necessária.
12. A mesoterapia realmente diminui as gorduras localizadas? Que tipo de produto é injetado na pele? Pode haver seqüelas? Por quanto tempo uma pessoa pode se submeter a esse tratamento?
A mesoterapia na gordura localizada é feita com enzimas e derivados hormonais, principalmente os tireoidianos. Às vezes podem ocorrer seqüelas desagradáveis, como atrofia do local injetado, infecções das mais variadas ou mesmo reações alérgicas a determinados ingredientes injetados.
Quando o tratamento for combinado com os hormônios tireoidianos, a perda de peso do início do tratamento pode ser enganosa. Ao final do tratamento pode ocorrer um aumento de peso dobrado, causado por um descontrole da tireóide. Infelizmente, a medida é praticada muitas vezes por indivíduos não habilitados, que não sabem os malefícios sistêmicos provocados pelas substâncias utilizadas, piorando o prognóstico.
13. O que são verrugas? Por que elas aparecem? Elas são contagiosas?
As verrugas são processos infecciosos causados por vírus. Aparecem em pessoas propensas e/ou com baixa imunidade, sendo comum em crianças e adolescentes. Caracterizam-se por pequenas projeções amareladas, negro-acizentadas ou amarronadas com superfície papilomatosa áspera. As verrugas são disseminadas por contato direto ou indireto. Já que os traumas locais promovem inoculação do vírus, muitas verrugas são vistas nos dedos, mãos e cotovelos.
Verrugas perigosas são as que se manifestam nos órgãos genitais, porque podem predispor ao aparecimento do câncer do colo do útero e do pênis. Mais comum em adultos, pode ser adquirida por transmissão sexual. O achado de verrugas genitais em crianças deve levantar a suspeita de abuso sexual.
São infecções bacterianas dos elementos pilosebáceos, ou seja, do folículo da pele e da glândula sebácea que o envolve. È uma infecção que provoca vermelhidão e elevação da área afetada, demorando alguns dias para amadurecer e drenar pus.
Os furúnculos são dolorosos, e não devem ser espremidos. Quando não evoluem sozinhos, precisam ser tratados por drenagem cirúrgica e antibitióticos. Normalmente ocorrem em jovens na puberdade, e sua incidência é freqüente principalmente em indivíduos de baixa imunidade e diabéticos.
Costumam surgir nas regiões de maior atrito da pele como face, pescoço, seios, axilas e nádegas. Os furúnculos que se manifestam ao redor do nariz e ouvido devem ser examinados imediatamente pelo médico.
Às vezes, os indivíduos podem ter lesões múltiplas chamadas de furunculose, que quando agrupados e confluentes formam o antraz (vários furúnculos juntos).
15. É verdade que pulgas de cachorros na pegam em pele humana?
Excepcionalmente as pulgas de cachorro atingem a pele humana. A razão se deve a fatores intrínsecos do hospedeiro. Felizmente, elas não se adaptam aos homens.
16. O que é sarna? Como se trata? É contagiosa?
Sarna é um parasita que mede 0,05cm de comprimento, cujo nome científico é sarcoptes scabiei.O ataque da sarna caracteriza-se por erupções da pele, onde a fêmea cava uma espécie de túnel ao longo do qual vai depositando seus ovos. Estes desenvolvem em poucos dias, e o parasita volta à superfície da pele, repetindo o ciclo.
As áreas de manifestação da sarna são principalmente lugares abafados como entre os dedos das mãos, sob os dedos dos pés, tornozelos, dobras articulares, parte anterior das axilas, seios e órgãos sexuais masculinos. A sarna é contagiosa e transmitida pelo contato direto com a pessoa infectada ou até mesmo pelo uso conjunto de roupas, toalhas ou roupas de cama.
Por terem a pele mais fina, as crianças têm mais predisposição para contraí-la, pois os parasitas penetram com mais facilidade. A sarna produz uma forte coceira e pode manifestar bolhas. Não se deve coçá-las para prevenir infecções.
17. Como aparecem os piolhos? Como devem ser tratados?
São três os principais tipos de piolho, e todos são transmitidos pelo contato direto com a pessoa infestada.
• Piolho da cabeça: é comum em crianças e adultos e se espalha rapidamente. Deposita seus ovos (lendias), que se fixam fortemente ao fio do cabelo e amadurecem entre 6 e 16 dias.Vive apenas entre os cabelos da cabeça. È visível tem cor cinza-acastanhada e provoca muita coceira.
• Piolho do corpo: é raro. Desenvolve-se em indivíduos submetidos a más condições de higiene e que habitam em lugares promíscuos.
Piolho da região pubiana: é popularmente conhecido como chato. Infecta principalmente as partes peludas do corpo, como axilas e pêlos genitais. Nas crianças atingem os cílios e supercílios, causando sofrimento intenso, sendo normalmente infestadas pelos próprios pais. Sendo assim, os pais quando infestados devem evitar dividir a cama com os filhos.
18. Como definir as queimaduras em primeiro, segundo e terceiro graus? Qual delas é perigosa? Quando uma queimadura pode ser fatal?
Em qualquer circunstância, principalmente quando a queimadura é muito extensa, deve ser procurado um serviço especializado para queimaduras e não se deve ser passado nenhum tipo de produto ou substância sobre a lesão.
• Queimadura de primeiro grau: No lugar atingindo surge uma mancha vermelha acompanhada de sensação de ardor pode haver descamação com o passar do tempo e não há seqüela cicatricial.
• Queimadura de segundo grau: Forma-se área vermelha, com formação de bolhas extremamente dolorosas. De acordo com a extensão pode ser fatal. A pessoa não deve romper as bolhas, deve deixar o tratamento para o especialista. Dependendo da região afetada e do tratamento pode ocorrer pequenas cicatrizes, mas em geral não gera nenhuma limitação do movimento após término da cicatrização. Normalmente não necessita de tratamento cirúrgico.
• Queimadura de terceiro grau: Causa destruição total da pele (em profundidade), inicialmente deixa a pele com aspecto esbranquiçado e, ao contrário do que as pessoas pensam, não é dolorosa. Deve ser tratada de forma cirúrgica, deixa cicatrizes disformes e, se não tratada de forma adequada, pode trazer seqüelas funcionais.
As complicações mais comuns das queimaduras de pele são as infecções e a desidratação que podem ser fatais. A pele é o órgão de defesa mais importante do ser humano, servindo de barreira contra microorganismos e impede que a pessoas se desidrate facilmente, quanto maior a perda dessa barreira mais perigoso se torna a queimadura.
19. Como o Botox age nas rugas? Onde deve-ser aplicado?
A toxina botulínica (Botox®) age impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas dinâmicas ou de expressão, levando a um relaxamento muscular e conseqüente atenuação das rugas. As principais regiões onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), peri-orbitária (pé de galinha) e entre os supercílios, mas a toxina botulínica também possui outros usos como a diminuição da sudorese, por exemplo, portanto também é utilizada em outras regiões como a axila.
20. Qual o número de sessões para uma depilação a laser?
Não é possível prever o número de sessões, o laser elimina o pêlo porque a sua energia é atraída e captada pela melanina (pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração). O efeito desta energia sobre o folículo piloso é capaz de danificá-lo, retardando ou evitando a produção de um novo fio. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer e os inativos são ativados para substituir os que foram mortos. É importante ressaltar que os folículos pilosos têm um grande poder de regeneração e podem voltar a produzir os pêlos depois de algum tempo, principalmente se houver a ocorrência de distúrbios hormonais.
21. Existe cura para as estrias?
As estrias são lesões irreversíveis das fibras elásticas da pele decorrentes da distensão ou alteração hormonal. Não há tratamento que faça voltar a pele o que era antes, mas existem alternativas para amenizar o problema estimulando a formação de tecido colágeno, como uso de ácidos, subcisão, peelings químicos ou físicos ou laser.
22. O que causa a celulite (lipodistrofia ginóide)?
Popularmente a alteração conhecida como celulite corresponde na dermatologia a lipodistrofia ginóide, processo no qual há um acumulo de células gordurosas associadas a uma trama de fibras que ligam a superfície ao tecido mais profundo (hipoderme), Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”, que é característico da celulite.
Fatores como a hereditariedade, uso de anticoncepcionais, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, alterando a textura da hipoderme e conseqüente irregularidade da superfície da pele, com aspecto de “casca de laranja”. O tratamento consiste em mudanças do hábito de vida, cremes, procedimentos fisioterápicos como drenagem, endermologia e eletrolipoforese e procedimentos dermatológicos como subcisão e aplicação de radiofreqüência.
23. Quando estão indicados os preenchimentos? Quanto tempo dura?
Os preenchimentos são indicados para correção de rugas, ciatrizes e perda de volume. A região mais comumente tratada é o sulco nasogeniano (área ao redor da boca) e lábios, existem várias substâncias no mercado, as mais utilizadas são à base de ácido hialurônico, sendo considerado um dos produtos mais seguros. É reabsorvível e com duração média de 6 a 12 meses, nos pacientes com contra-indicação ao uso desse produto, pode ser realizado preenchimento com a própria gordura.
24. O que é bioplastia? Quais são os seus riscos?
É divulgado nos meio de comunicação que a bioplastia consiste em uma plástica sem cortes, que pode ser aplicada no rosto e no corpo e que o material injetado pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele.
O fato é que a bioplastia consiste em injeções de microesferas de polimetilmetacrilato (PMMA), uma substância inabsorvível e definitiva. É utilizado na medicina desde os anos 50 em próteses de quadril e posteriormente para implantes intra-oculares. Só recentemente passou a ser utilizado em tratamentos estéticos. Até o momento, a vigilância sanitária liberou esse produto em seringas de 1ml para a correção de pequenos defeitos.
Utilizam-se quantidades absurdas, como 100, 200, ou até mesmo 500 ml, como por exemplo, no aumento de glúteos. Há o risco comprovado de uma grande quantidade de complicações em decorrência do uso do PMMA como grandes áreas de necrose, infecções precoces ou tardias de difícil controle e até mesmo cegueira. Quando usado em grandes volumes, não há nenhuma comprovação de segurança a longo prazo.
Cirurgia Plástica
O que se divulga
É um método não cirúrgico para o tratamento da flacidez da face e pescoço em substituição ao “lifting” tradicional. É um procedimento realizado com anestesia local e muito menor do que a cirurgia. Um fio é implantado na camada profunda da gordura facial não sendo visível e nem sentido pelo toque. O número de fios utilizados dependerá das áreas tratadas e do grau de flacidez, podendo variar de 2 a até 14 fios .
Fato
O fio russo é um fio de polipropileno com farpas especialmente orientadas que pretendem ser capazes de funcionar como uma âncora no tecido facial. São aplicadas de acordo com direções que realizam o efeito de elevação pretendido. As farpas procuram impedir que o fio se mova mantendo a tração. Não se sabe se os resultados são duradouros. Como todo método cirúrgico, para se evitar complicações necessita de uma curva de aprendizado.
Cuidado
É um método bastante novo, sem estudos de médio e longo prazo com população determinada. Se mal aplicado ou ocorrer o emagrecimento da face pode se tornar visível e sensível ao tato. Existe também a possibilidade de assimetrias por trações inadequadas. Em casos de infecções pode ser difícil de remover.
O que se divulga
A plástica sem cortes, que pode ser aplicada no rosto e no corpo. A Bioplastia age restabelecendo volumes e corrigindo sulcos e rugas. Como parte do processo, os sinais de beleza são criados ou restabelecidos, permitindo uma melhora da aparência. A Bioplastia entre outras aplicações pode aumentar as maçãs do rosto, redesenhar e definir a mandíbula , retificar o nariz , aumentar os lábios , aumentar o glúteo e a panturrilha. O Material injetado pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele.
Fato
A Bioplastia é realizada com injeções do PMMA, ou microesferas de polimetilmetacrilato, uma substância biocompatível (aceita pelo corpo) porém inabsorvível e definitiva. Ë usado na medicina desde os anos 50 em próteses de quadril e posteriormente para implantes intra-oculares. Só recentemente passou a ser utilizado em tratamentos estéticos em concentrações de 2, 10 e 30 %. A Vigilância Sanitária liberou este produto em seringas de 1ml para a correção de pequenos defeitos.
Cuidado
Os médicos que tem preconizado a Bioplastia vem utilizando quantidades absurdas como 100, 200 ou até mesmo 500 ml como por exemplo no aumento de glúteos. É sempre muito perigoso o uso inadequado de produtos médicos que não tem respaldo cientifico suficiente e de longo prazo e que não foram devidamente testados e autorizados para a indicação diferente da original. Existe um grande risco de infecções e complicações crônicas com o uso do produto que fica integrado aos tecidos em que foi implantado. Já começam a surgir casos documentados de grandes áreas de necrose, infecções recentes e tardias de difícil controle local e até a cegueira. A enganosa publicidade na facilidade e segurança do método pode trazer conseqüências tão desastrosas como a que se viu com o uso de silicone líquido no passado.
3. Revistas para leigos e sites na internet especializados em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O que se divulga
Novas e revolucionárias técnicas, sorteios de cirurgias, fotos de “antes” e “depois”, divulgação de resultados e endereço das clínicas em programas populares de televisão.
Fato
Por se tratarem de meios de divulgação leigos, vendidos em bancas de jornais, sabe-se que algumas revistas “especializadas” oferecem espaço pago para que os profissionais divulguem o que bem entenderem, seja verdadeiro ou não. Com as matérias pagas e sua tiragem prometem um aumento na demanda dos pacientes às clínicas e consultórios. É freqüente o uso do “antes” e “depois”, sendo todas estas práticas condenadas pelo código de ética médica. Existem dezenas de processos em andamento nos conselhos regionais e federal de medicina por estas práticas. As penas variam de advertência até a cassação do diploma do médico infrator.
Cuidado
Antes de ir a um profissional consulte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Lá você saberá se ele é um membro da sociedade, foi aprovado em suas provas, tem seu título de especialista e se há algo que o desabone. Não se esqueça: medicina estética não é uma especialidade e somente as duas sociedades citadas é que podem responder por seus profissionais.
http://www.sbd.org.br
http://www.cirurgiaplastica.org.br
O que se divulga
Segundo seu criador, o médico alemão Hartmut Meyer, a body-jet é uma variação da lipoaspiração úmida. Nela, o paciente é anestesiado e, na região do corpo a ser lipoaspirada, o médico injeta uma solução composta de soro fisiológico, adrenalina e um anestésico à base de xilocaína. Segundos antes de sugar as células adiposas, a cânula libera o coquetel anestésico em jatos – o que, segundo o médico, potencializaria a dissolução dessas células facilitando a sua aspiração.
Mais uma vez um mesmo “produto” com nova roupagem. A solução injetável descrita já é amplamente utilizada pelos cirurgiões plásticos. A lipoaspiração é um procedimento relativamente rápido e muito eficaz na eliminação das gorduras localizadas porém, como toda cirurgia, oferece riscos.
Cuidados
Muitos profissionais para criar uma diferenciação de marketing para suas clínicas apresentam novas técnicas sem um estudo com a identificação da população estudada, mostrando os resultados em números absolutos e em porcentagens. Somente dados relativos podem dar falsas idéias.
5. Especialista em Medicina Estética
O que se divulga
Profissionais com dita especialização em medicina estética, divulgando técnicas novas e dados científicos surpreendentes. Cirurgias sem cicatrizes, indolores, sem hematomas ou edemas. Métodos de preenchimento para esculpir corpos e faces que fariam Michelangelo morrer de inveja e sem efeitos colaterais. Laser de última geração, melhor do que todos até agora.
Fato
A população em geral infelizmente apresenta falta de contato formal com a ciência, falta de domínio do jargão científico e principalmente uma deficiência na capacidade de análise crítica, objetiva, que um bom observador externo necessita para avaliar a real validade de uma técnica ou artigo científico. Cirurgias sempre deixam marcas, algumas muito discretas, outras nem tanto, o que se consegue é que fiquem dissimuladas ou esvaeçam com o tempo. Substâncias revolucionárias à época como o silicone líquido e que foram injetadas sem critério para preencher os tecidos mostraram-se bombas de efeitos devastadores após vários anos. Recentemente o Lipostabil (fosfatidilcolina) foi proibido pela Vigilância Sanitária devido à falta de comprovações científicas sobre a sua efetividade e segurança a longo prazo quando já era usado sem o menor critério em clínicas de estética. (www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2002/301202.htm). A evolução tecnológica dos equipamentos é muito rápida, e geralmente sua colocação no mercado não é precedida de avaliações cautelosas de suas qualidades e potenciais malefícios.
Cuidados
Medicina Estética não é reconhecida como uma especialidade médica. Em abril de 2002 a resolução nº 1634/2002 do Conselho Federal de Medicina -CFM, estabelece quais são as especialidades médica reconhecidas pelo CFM, Associação Médica Brasileira-AMB e Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. Posteriormente é complementada pela RESOLUÇÃO CFM Nº 1.666/2003. Destacam-se os textos dos artigos 3° ” Fica vedado ao médico a divulgação de especialidade ou área de atuação que não for reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina ou pela Comissão Mista de Especialidades”, e Art. 4º “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando for possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina.”
Apesar de a resolução ser bem clara e não reconhecer a Medicina Estética como especialidade médica, existem diversos profissionais que se intitulam especialistas em medicina estética e divulgam-se como especialistas sem possuir título de especialista para tal. Além de contrariar uma resolução do Conselho Federal de Medicina, acabam por iludir a população que acredita que existe uma especialização denominada medicina estética.
Resolução CFM nº 1.666/2003 – Especialidades
http://www.sbcd.org.br/pagina.php?id=164HLPA
6. HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa)
O que se divulga
Novo método para tratamento de gordura localizada pela associação de 2 técnicas existentes: a lipoaspiração (com micro-cânulas) e hidrolipoclasia ultra-sônica (método criado por médico italiano que consiste em aplicar uma solução diretamente no tecido gorduroso e em seguida aplicar ultrassom sob a pele local fazendo com que as ondas ultrassônicas provoquem uma ruptura na membrana das células gordurosas levando-as a explodir e liberar a gordura que será eliminada do corpo via fezes e urina). Preconiza ampliar as vantagens e reduzir as desvantagens de ambas. A principal indicação para esta técnica são as gorduras localizadas de pequeno volume. Não necessita de hospitalização e é realizada com anestesia local. Dizem que a solução aplicada contém substâncias que vão aumentar a lipólise e a drenagem da micro-circulação linfática regional.
Fato
HLPA, mini-lipo, micro-lipo, lipo-light, lipomodulação etc., são todas terminologias com apelo comercial para a lipoaspiração setorizada ou fracionada acrescida de uma ou outra coisa. Na essência o que muda entre uma e outra é só mesmo o nome da “técnica” e de seu “criador”, apresentando uma embalagem diferente de velhos conhecidos. Existe uma tentativa dos profissionais que não estão legalmente habilitados a transformar a lipoaspiração em um método “não cirúrgico”. Atualmente a maioria dos cirurgiões plásticos utiliza cânulas de calibre entre 3 e 4 milimetros, portanto micro-cânulas. Não existe publicação em revistas científicas consideradas sérias de que a hidrolipoclasia ultra-sônica seja válida tanto do ponto de vista metodológico como científico. Sendo assim, a HLPA não tem embasamento convincente até o momento que possa sustentá-la.
Cuidados
Com objetivo de garantir ao paciente segurança e bem-estar e informar aos médicos os limites e critérios de execução da lipoaspiração, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a Resolução n° 1.711/2003, regulamentando o assunto. Segundo o CFM, fica determinado que o profissional que vai executá-la deve estar habilitado a fazê-lo, tendo experiência mínima de dois anos em cirurgia geral com residência médica reconhecida e título de especialista. Portanto, médicos com formação em especialidades clínicas estão impedidos de executá-la. http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2003/1711_2003.htm